segunda-feira, 3 de março de 2008

XANGO


Xango o orixa da justiça


Xangô, é um deus yorubano, que cuida da administração, do poder e principalmente da justiça. Xangô é a divindade que representa a instituição do poder, do domínio, do chamado veredicto final. Ele é a seriedade, a autoridade, o respeito. É o peso, e sensação mais correta para definir-se o que alguém sentea referir-se a esta divindade. Xangô é integridade.irremovivel.É o poderoso, administrador que se curva, á experiência e a sabedoria do velho, patriarca Oxalá. Representa também a autoridade constituída no panteão africano. Os comportamentos desse Deus Yorubano, fazem com que ele seja, identificado no mundo material com a firmeza de uma rocha. Carrega consigo o equilíbrio de sempre agir com neutralidade. Seu raio é eventual castigo é o resultado de um quase processo judicial onde todos os prós e contras foram pesados exausticamente á famosa balança da justiça.
Xangô como ancestral foi o quarto rei legendário da cidade de oyo. Onde foiu considerado como ancestral místico de seu povo. Ele possui igualmente os talismos que lhes permitia emitir fogo e chamas pela boca e pelas narinas. Representa as vezes,um personagem, levando o fogo sobre a cabeça. Seus elementos são a firmeza da pedra e a força do fogo. Seu domínio em termos de atividade humana, é a justiça. O raio e o trovão fazem parte das armas utilizadas pelo Orixá, pois o mesmo tem total domínio sobre as mesmas.
Na África, existe um passaro dedicado a Xangô, chamado Papagori. Os magbas consideram mensageiro especial do orixá que por intermédio de seu canto envia suas mensagens e avisos.
Esse Orixá é o único que possui ministros, que servem como verdadeiros assesssores. Xangô , é um orixá viril e atrevido, violento e justiceiro castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores.
Por esse motivo, uma casa atingida por um raio , é uma casa marcada pela cólera de xangô. O proprietário deve pagar pesadas multas aos sacerdotes do Orixá que vem procurar nos escombros, as pedras do raio, lançados npor xangô e profundamente enterrados no local onde o solo foi
Atingido.Tais pedras são consideradas emanações de xangô, ee contém o seu poder .o sangue dos animais sacrificados e derramados em parte sobre suas pedras de raio para manter-lhes a força e o poder. O símbolo de xangô, é o machado de duas lâminas estilizado, que seus filhos trazem nas mãos , quando em transe.
Esse oxe parece ser a estilização de um personagem carregando o fogo sobre a cabeça. Este fogo é ao mesmo tempo, o duplo machado e lembra de certa forma , a cerimônia chamada ajire, na qual os iniciados de Xangô devem carregar na cabeça uma jarra cheia de furos, dentro da qual queima um fogo vivo.
Xangô valente e protetor ele foi rei de Oio e fundou uma dinastia de heróis lutadores. Orixá da justiça.
Os raios e o fogo e as pedras são o domínio desse orixá orgulhoso e autoritário, associado a São jerônimo,São Pedro e a São João Batista e São Francisco de Assis,Senhor da justiça Xangô pune as iniqüidades e atua sempre para que a verdade prevaleça.No Brasil sua popularidade é tão grande que em Pernambuco, o culto aos orixás recebe o nome de Xangô.

Nenhum comentário: