segunda-feira, 3 de março de 2008

LOGUN EDÉ


Logum ede


O príncipe de ijexa é uma divindade andrógina que transmite bondade e fartura.
Filho de oxum e de oxosse.
Cores do orixá : amarelo cristal e azul cristal
Durante seis meses do ano, ele vive nas matas seguindo os passos do pai caçador. Nos outros seis meses, ele assume a forma feminina e parte para as águas doces , domínio de sua mãe. Beleza, elegância e poder de sedução são os atributos desse orixá adolescente, que proporciona fartura na caça e na pesca. Logum está associado a São Miguel arcanjo e santo expedito.
LOGUM PRINCIPE ACLAMADO
ODE : LIGAÇÃO COM OGUM
EDE LIGAÇÃO COM OXOSSI


Dia da semana quinta feira
Cores azul turqueza e dourado
Saudação : loci loci Logum ( grita, grita seu brado de guerra , príncipe guerreiro
Números 9 e 6
Elementos ar e água
Domínio matas e cachoeiras
Vela metade azul clara, metade amarela ( afasta a tristeza , atrai sorte, dinheiro e sabedoria
Instrumento ofá arco e flecha e abebe espelho


Erinlê ( uma qualidade de Oxosse ) teria tido um filho de Oxum (uma qualidade de Oxum mais guerreira ) que vive nas montanhas, cujo culto é feito, apesar de raro , em ijexá , Nigéria. Este filho é Logun. No Brasil , especialmente no rio de janeiro , Logum tem numerosos adeptos.
O orixá representaria o príncipe das matas e caças , já que o pai Oxosse é o rei. É um orixá andrógino.Durante seis meses do ano vive nas matas, alimentando-se de caça, e nos outros seis meses meses do ano vive nas águas de oxum., abastendo-se de peixe.Ele representaria uma síntese dos dois orixás. Essa síntese está presente também nas vestimentas míticas e nas oferendas. Seu axé fica concentrado em duas pedras ou otás retirados do mato e outra das águas.
Os símbolos usados por Logum nas danças mostram bem a dualidade que envolve esta divindade ela carrega o erukerê de Oxosse ( espécie de espanta moscas) símbolo do poder usado pelos reis, e o abebe espelho utilizado por oxum.Nos assentamentos do deus , geralmente encontramos como símbolo um cavalo-marinho ou uma pequena imagemd e sereia
Nas danças acontece o mesmo.ora dança como o pai, representando a caça e os golpes de lança, ora aparece banhar-se nas águas como oxum .Logum tem um gênio imprevisível, ás vezes faceiro e coquete como a mãe ou solitário e individualista como o pai.
Logum era filho de oxum, deusa guerreira e oxosse. Eles viviam na montanha, afastados das cidades. Como os pais tinham gênio difícil, viviam brigando, sendo assim , acharam melhor, de comum acordo, viver separados. Oxosse ficaria no alto da montanha e Oxum no seu domínio onde existiam águas e uma bonita cachoeira
Por gostar muito dos dois , Logum ficava dividido: não sabia se caçava com o pai ou se fazia companhia á mãe. Como era um grande feiticeiro, preparou uma poção mágica através da qual durante seis meses teria
Características masculinas- usando um ofá para caça e roupas azul-turquesa- e nos outros seis meses assumiria feições e jeito bem feminino, trajando roupas amarelo douradas e empunhando um abebe (espelho)
Certo dia. Logum estava em companhia de Oxum e , entediado, resolveu dar uma volta: caminhou tanto que chegou até Ifé , reino do orixá Ogum.Com seu jeito carismático, Logum- então com formas femininas- cativou Ogum e foi morar com ele.
Já haviam se passado quase seis meses e Logum esqueceu-se de tomar a poção. Oxum, preocupada com a demora do filho, saiu a sua procura. Tal foi seu espanto ao encontra-lo vivendo com Ogum que expulsou-o de casa. Logum procurou o pai, pois não entendia o que estava acontecendo. Oxosse tsmbém não gostou da historia e colocou-o para fora.Desamparado , ele andou até a cidade de Oyo, onde encontrou Iansã a deusa guerreira dos ventos. Imediatamente ela acolheu e o proclamou príncipe, por sua formosura, apesar da pouca idade. Sabendo da poção mágica, ela fez com que Logum bebesse um pouco, mas de nada adiantou, pois seu efeito já havia passado. Surpreendentemente, porem ele transformou numa pessoa de natureza andrógina, metade homem metade mulher, Iansã que não tem preconceitos vive com Logum até hoje

Nenhum comentário: