quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

nanã


Nana buruku

E a deusa matriarca das avos, é a iaba mais velha de todas é a mãe das águas paradas dos pântanos e a mais velha das deusas das águas. Ela faz o caminho inverso da mãe das águas doces Oxum pois é ela quem conduz ao terreno do astral as almas daqueles que Oxum colocou no mundo real.
Essa deusa tem como elemento a terra fofa que recebe os cadaveres os acalanta e os esquenta numa recepção demonstrativa do ventre da vida intra uterina, por isso é considerada também a senhora do reino da morte. Alem de ser associada com a terra, é representante da velhice. Nana é as vezes perigosa e vingativa, mas as vezes se encontra desprovida de seus maiores poderes e por esse motivo, seu caráter é de difícil definição. Nana, como dizem as lendas é o principio e o fim de tudo. Ela é uma deusa um pouco seria e desprovida de senso de humor,as vezes com uma visão cansada, demonstra irritação. Como sabemos, só após a morte é que poderá acontecer para cada um uma nova encarnação em num novo nascimento, a vivencia de um novo destino o inicio de uma nova vida , sendo assim Nana, é a responsável por esse processo.
Deusa dos pântanos representa a memória ancestral da humanidade pré histórica. Orixá da vida e da morte.
Nana a iaba que é representada pela chuva fertilizando a terra (lama) tem como compartimento base a água, mas também a Terra.
Nana Buruku, a Deusa dos mistérios é uma divindade de origem simultânea , a criação do mundo, pois quando Odudua separou a água parada , que já existia , e liberou o saco de criação a terra . No ponto de contato desses dois elementos formou-se a lama dos pântanos local onde se encontram os maiores fundamentos de Nana, Senhora de muitos búzios. Nana sintetiza em si morte, fecundidade e riqueza. Seu nome designa pessoas idosas e respeitáveis e para os povos jeje da região do antigo Daomé , significa mãe. Sendo a mais antiga divindade das águas ela representa a memória ancestral de nosso povo, é a mãe antiga (Iya Agba) por excelência . É a mãe dos orixás Iroko, Obaluaye e Oxumare, mas por ser a deusa mais velha do Candomblé é representada como mãe de todos os outros orixás.
Nana é principio meio e o fim o nascimento, a vida e a morte . Ela é dona do Axé por ser o orixá que da vida e a sobrevivência , a senhora dos Ibás que permite o nascimento dos deuses e dos homens.
As águas paradas e lamacentas dos pântanos tem uma aparência morta e a primeira vista ninguém imagina que por trás daquelas águas possa existir a vida, que sobe a benção
De Nana a vida de plantas de grande fundamento como o oxibata e oju-oro é possível. Essas plantas buscam nas profundezas das lagoas , na lama, a vida e o sustento . Nana é alma da água que permite ao oju-oro e ao oxibata nascer, viver e florescer.
Entre os símbolos de Nana esta o ibiri. Que é feito com palitos do dendezeiro e nasceu junto com ela na sua placenta . Ele representa a multidão de eguns, que são seus filhos na Terra dos homens, e Nana o carrega como mimasse uma criança. Os búzios que simbolizam morte por estarem vazios e fecundidade porque lembram os órgãos genitam femininos, também pertencem a Nana.
Contudo , o símbolo que melhor sintetiza o caráter de Nana~é o grão pois domina também a agricultura e todo o grão tem que morrer para germinar.
Nana assegura uma vida saudável e com bastante força aqueles que a agradam, pode ajudar na maternidade, principalmente quando tudo indicam que a criança não vai vingar mas sua principal função é garantir o grão e o pão de cada dia a todos os que merecem.
Nana, não roda na cabeça de homem , aliás , Nana abomina a figura masculina , pois o homem através do esperma liquido que símbolo de Oxalá semeia o óvulo e gera uma nova vida.
Nana é a morte que reside no âmago da vida que possibilita o renascimento. A vida é tudo que representa o
esperma (homem) e o sangue são considerados tabus para Nana.
Essa orixá é tão antiga que, muitos mitos surge como criadora do mundo,no mesmo nível de oxalá ou do supremo Olorum (que é o céu).No candomblé aparece como esposa de Oxalá e recebe o carinhoso apelido de vovó.Seu domínio é a lama,mescla de terra e água, de onde surge a vida.Está ligada
A riqueza, a fertilidade, a morte e do renascimento.Corresponde a Santa Ana , Mãe de Maria.

Nenhum comentário: