quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

oxum a deusa do amor


Oxum a deusa do amor

Oxum é a deusa das águas doces do ouro, e do amor. É uma das deusas mais conhecidas e cultuadas nas religiões afros, principalmente no candomblé
O nome dessa deusa deve-se ao rio nigéria . Representa a divindade deusa das águas doces, e reconhecidamente a deusa mais vaidosa do Candomblé representa também a vaidade e a riqueza. Dança com um leque de cobre na mão, com atitude de uma mulher faceira. Veste-se com roupas de rainha, usando suas verdadeiras cores que é o amarelo ouro e o branco neve , apresenta-se sempre usando lindas jóias como uma autentica rainha.Os tesouros de Oxum encontran-se guardados no palácio de Ataoja, uma cidade da Nigéria.E tida como verdadeira protetora da beleza e do amor e da juventude . Mas é associada a maternidade . Segundo as lendas 0o sábado era o dia em que Oxum passeava com seu manto de seda e exibia suas argolas de coral.Foi ela a escolhida para receber de Ifá o jogo de búzios que era de Exu. Seus filhos são geralmente excelentes jogadores d e búzios. O candomblé glorifica todas as deusas e deuses, mas principalmente a deusa das águas doces Oxum.
Orixá da fertilidade e das riquezas.
Bela , vaidosa e sensual oxum é a deusa do amor e a mais feminina de todas as divindades do Candomblé.Rege a fertilidade e o poder da gestação. É a senhora das águas doces que irrigam os campos, garantindo fartura e também do ouro. Por isso identifica-se com todas as manifestações de riqueza.Está associada à virgem Maria,principalmente a Nossa Senhora das Candeias e nossa Senhora Aparecida. É filha de Oxalá e Yemonja.

(Rio que passa por oxogbo, cidade nigeriana)
Dia da semana:sábado
Cor:dourado
Saudação:ora ieieo brincar nas águas
Número 5
Elemento água doce
Domínio águas cachoeiras maternidade
Vela dourada atrai sorte e sabedoria
Instrumento abebe espelho


Nome de um rio em Oxogbo , cidade localizada na província de Ibadã, na Nigéria , Oxum era a segunda esposa de Xangô, tendo tmabém vivido em outras épocas com Ogum e oxosse. Sua morada ´e nas cachoeiras e rios dee água doce (axé de muita importância , sem, a qual não haveria vida na terra) onde costumam lhe entregar comidas e presentes.
Na África é chamada de Iyalode, cargo ocupado pela mulher mais importante da cidade.
Apesar da forte marca que oxum carrega de naternidade, assim com Yemonja , é geralmente associada e representada por uma deusa jovem. Foi rainha de oyo, onde as mulheres que queriam engravidar procuravam-na sendo respeitadíssima como feiticeira
É considerada a deusa da beleza e do dinheiro, sendo a ela atribuído um gosto refinado por tudo o que é caro.
Aqui no Brasil associa-se Oxum a ouro- afinal , é oi metal mais valioso que conhecemos.Por sua beleza coquete e faceira, Oxum conquistou vários amores, mostrando sua ligação com a docilidade.
Sua dança insiste nesse aspecto : imitam-se os gestos delicados de uma mulher sensual que toma banho no rio, usa um pente de tartaruga, um espelho e um leque, sempre com muita graça.
Como todos os outros orixás, existem diversos tipos de Oxum de acordo com a proximidade de uma tribo ou a profundidade do rio . oxum pode ser maternal ou uma jovem feiticeira, ou ainda uma guerreira.
O abebe (espelho) e o leque fazem parte de sua indumentária , juntamente com roupas vistosas
Quando orumila estava criando o mundo, escolheu Oxum para ser a protetora das crianças.Ela deveria zelar pelos pequeninos desde o momento da concepção, ainda no ventre materno, até que pudessem usar o raciocínio e se expressar em algum idioma.Por isso, Oxum é considerada a orixá da fertilidade e da maternidade.
Por sua beleza, Oxum também é tida como a deusa da vaidade, sendo vista como uma orixá jovem e bonita mirando-se em seus espelho(abebe) e abanando-se com seu leque (abele).
Segunda esposa de Xangô, considerada a mais bela de todas , teria sido presa pelo marido ciumento na torre do castelo que habitavam.Passando por ali,Exu ouviu o choro de Oxum e quis saber qual a razão de sua tristeza.Após ouvir a história, pediu a Orumilá que intercedesse por ela.
Este assim o fez espalhando sobre a bela oxum um pó mágico que a transformou em pombo,possibilitando a fuga .Por isso nos cultos a Oxum, a pomba é considerado um animal sagrado.
Senhora das águas doces cuida do amor e da vida financeira. Oxum controla a fertilidade e a gravidez . Também foi a primeira mãe de santo.Suas filhas são amáveis, elegantes e adoram jóias, perfumes e roupas caras , sonhadoras e boas amigas , evitam chocar a opinião pública á qual dão grande importância. Sob a aparência sedutora , escondem grande ambição.

7 comentários:

Unknown disse...

Olá preciso muito da sua ajuda, pois o meu professor passou um trabalho, em que eu tenho que explicar porque a cor de oxum é amarelo-ouro, Por favor me responda o mais rápido possível
Ficarei grata
XXXXXXXXX

Anônima disse...

Amarelo e ligado ao ouro, que por sua vez esta conectado a prosperidade que e um de seus dominios.

Unknown disse...

Eu preciso muito de sua ajuda a minha nora vivian ela quer muito engravidar por favor ajuda ela engravida que eu sei que a cor de oxun é amarelo e é também à cor do ouro eu ficarei muito grata pela ajuda que eu sei que oxun vai ajudar a minha nora amarelo e a cor do ouro muito obrigada

Unknown disse...

Eu preciso muito de sua ajuda a minha nora vivian ela quer muito engravidar por favor ajuda ela engravida que eu sei que a cor de oxun é amarelo e é também à cor do ouro eu ficarei muito grata pela ajuda que eu sei que oxun vai ajudar a minha nora amarelo e a cor do ouro muito obrigada

Unknown disse...

Eu preciso muito de sua ajuda a minha nora vivian ela quer muito engravidar por favor ajuda ela engravida que eu sei que a cor de oxun é amarelo e é também à cor do ouro eu ficarei muito grata pela ajuda que eu sei que oxun vai ajudar a minha nora amarelo e a cor do ouro muito obrigada

Unknown disse...

Boa sorte pra Ela. Eu tbm estou assim.pede a ela pra procurar ajuda a oxum.ela com certeza vai engravidar. Boa sorte

Trazer Amor De Volta Em Sete Dias disse...

Parabéns pelo seu site tem bons artigos
Vou compartilhar com outras pessoas
www.amarracaoamorosa7dias.com.br