quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

oya


OYa a deusa guerreira

Oya é a deusa e senhora dos ventos me das tempestades, dominadora dos eguns, sendo assim um Orixá de grande poder sobre os espíritos desencarnados, tanto na África como no Brasil, esta deusa se popularizou como um grande mito do candomblé, a mesma é predominantemente cultuada também com o nome de Oya. Sua dança simboliza os guerreiros, dança com os braços estendidos e balanceia tal qual as tempestades e ventos desencadeados .Oya é a divindade do rio Nigéria. Devasta e destrói os obstáculos á a sua frente, nenhum Orixá quer se ligar ao seu amado como ela, mas ninguém quer ser ao mesmo tempo tão independente como iansã. Gosta de ser vista de viver intensamente, de destacar-se em tudo o que faz.
O nome iansã , de acordo com as lendas africanas, significa mãe da transformada em neve.
É a divindade do prazer , da sinceridade, e da busca extrovertida, da paixão e da felicidade. É o símbolo da mulher guerreira, gosta da luta e tem tanto na guerra quanto no sexo,ou seja,nas emoções fortes, arrebatadoras a ponte para continuar vivendo.
Grande conhecedora da magia encantadora . Iansã foi uma princesa Nigeria . orixá dos ventos e das tempestades.
Deusa guerreira e senhora dos Eguns,os espíritos dos mortos, Iansã exerce seu domínio sobre o fogo, os raios, os ventos
e as tempestades. Seus atributos são a sensualidade, a coragem e o dinamismo. Em suas mãos traz sempre uma espada, símbolo da guerra, e um eruxeim, espécie de chicote
que usa para impor-se aos desencarnados. Seus pais são Iyemonja e Oxalá. Está associado a Santa Bárbara.
IANSA OU OYA
MESAN = novembro

Dia da semana quarta feira
Cores vermelho = ativa e fogo ou marrom = sensualidade e pés no chão
Saudação Eparrei ( olá = jovial e alegre)
Numero 9
Elemento ar (vento)
Domínio ventos e tempestades
Vela vermelha (traz coragem , impulso)
Instrumento irexim (cabo de ferro ou cobre com rabo de cavalo)

Iansã é o orixá de um rio conhecido como Níger, cujo nome original, em ioruba, é Oyá ( versão pouco difundida no Brasil).È a primeira entidade feminina a surgir nas cerimônias.Deusa dos raios, relâmpagos, ventos e tempestades, Iansã sempre impressiona pelo seu temperamento ardente, sensual, impetuoso e justiceiro, características de seu comportamento.
É muito conhecida no Brasil, onde existem eleguns (eleitos, preferidos do orixá) seus.Foi a primeira esposa de Xangô; atraída por seu tipo elegante e fino, abandonou rústico Ogum, com qual era casada.
É o único orixá que não teme os mortos ou eguns, dominando-os com o iruexim( instrumento feito com rabo de cavalo).È a senhora absoluta do culto ao egungum ( ancestral divinizado, mortos de família).
Divide com Xangô o poder da justiça e sua permanência no cotidiano, enfrentando, inclusive, guerras para o domínio da tribo.È o orixá que não teme nada.
Quando se manifesta em um de seus iniciados, ela está adornada com uma coroa, cujas franjas escondem seu rosto.Traz consigo uma espada, o iruexim e chifres de búfalo enfeitando as roupas; há uma alusão descoberta por Ogum.
Durante a cerimônia, ela evoca as tempestades e os ventos através de seus movimentos de dança, abrindo os braços estendidos para a frente com gestos rápidos.

Ogum foi caçar na floresta, como fazia todos os dias.De repente, um búfalo veio em sua direção rápido como um relâmpago; notando algo de diferente no animal, Ogum tratou de segui-lo.O búfalo parou em cima de um formigueiro, baixou a cabeça e despiu sua pele, transformando-se numa linda mulher.Era Iansã, coberta por belos panos coloridos e braceletes de cobre.
Iansã fez da pele uma trouxa, colocou os chifres dentro e escondeu-a no formigueiro, partindo em direção ao mercado, sem perceber que Ogum tinha visto tudo.Assim que ela se foi, Ogum se apoderou da trouxa, guardando-a em seu celeiro.Depois foi á cidade, e passou a seguir a mulher até que criou coragem e começou a cortejá-la.Mas, como toda mulher bonita, ela recusou a corte.
Quando anoiteceu, ela voltou à floresta, e, para sua surpresa, não encontrou Ogum, que lhe disse estar com ele o que procurava.Em troca de seu segredo ( pois ele sabia que Lea não era uma mulher e sim um animal), Iansã foi obrigada a se casar com ele; apesar disso, conseguiu estabelecer certas regras de conduta, dentre as quais proibi-lo de comentar o assunto com qualquer pessoa.
Chegando em casa, Ogum explicou a suas outras esposas que Iansã iria morar com eles e que hipótese alguma deveriam insultá-la.
Tudo corria bem; enquanto Ogum saia para trabalhar, Iansã passava o dia procurando sua trouxa.
Desse casamento nasceram nove crianças. O que despertou os ciúmes das outras esposas, que eram estéreis.Uma delas, para vingar-se, conseguiu embriagar Ogum e ele acabou relatando o mistério que envolvia Iansã.Depois que Ogum dormiu, as mulheres foram insultá-la, dizendo que ela era um animal e revelando que sua trouxa estava escondida no celeiro.
Iansã encontrou então sua pele e seus chifres.Assumiu a forma de búfalo e partiu para cima de todos, poupando apenas seus filhos.Decidiu voltar para a floresta, mas não permitiu que os filhos a acompanhassem, porque era um lugar perigoso.Deixou com eles seus chifres e orientou-os para, em caso de perigo, bater as duas pontas; com esse sinal ela viria socorrê-los imediatamente.É por esse motivo que os chifres estão presentes nos assentamentos de Iansã.
Divindade dos ventos e relâmpagos é audaciosa, temperamental e autoritária . Os filhos desse orixá não suportam a traição , mas não são fieis . Mulheres assim tendem a fazer de tudo uma festa. A sensualidade é uma aliada, usada em todas as esferas da vida . Ciumentas . demonstram sentimentos com muita facilidade

Nenhum comentário: