quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

yewa


EWA


Rainha do céu estrelado das ilhas e penínsulas, senhora da chuva e das transformações dona da faixa branca do arco-iris . muitas são as imagens de ewa, deusa casta que tem o dom de se tornar invisível e conhece os segredos de ifa, o deus da adivinhação . Filha de Yemonja e Oxalá , Ewa está associada a Nossa senhora das neves.
E a cobra fêmea do candomblé, que não dorme, sendo portanto a senhora das vistas. Preside sobre a prisão. No caso de assentamento se difere das Igbas , porque seu igba é uma cobra de metal amarelo enroscado, que fica sobre o ota.Suas cores são amarelo e vermelho, em algumas casas a fusão destas duas cores é o laranja.
Mãe dos pássaros, serpente azul dona da visão
É uma orixá muito severa e reclusa, intimamente ligada a morte , vela pelo cadáver enquanto este é posto a descansar,.
Come patas, frangas virgens, pombo e galinha dángola, cabras virgens.
Ewa era uma bela virgem que entregou seu corpo jovem a Xangô, marido de Iansã, despertando a ira da rainha dos raios.Ewa refugiou-se nas matas inalcançáveis sob a proteção de Oxosse, e tornou –se guerreira valente e caçadora habilidosa. Ewa conseguiu frustar a vingança de Iansã, afastou-se de si a morte certa.As virgens contam com sua proteção, e aliás, tudo o que é inexplorado conta com sua proteção: a mata virgem, as moças virgens, rios e lagos onde não se pode navegar ou nadar. A própria Ewa, acreditam alguns que só rodariam em mulheres virgens ( o que não se pode comprovar), pois ela mesma seria uma virgem. Ewa domina a vidência atributo que o deus de todos os oráculos. Orumila lhe deu.
Ewa é o Orixá da beleza e dos mistérios, senhora do céu estrelado, rainha do cosmo.Hábil caçadora. Ewa está relacionada a mata, a água e o ar , é a deusa dos rios e lagos do céu cor de rosa, das florestas inexploradas. Ewa esta nos lugares que o homem não alcança, onde só a natureza e os deuses se manifestam. Além da faixa branca, do arco-iris. Ewa é representada, pelos raios brancos do sol, pela neve, pelo sumo branco das folhas, pelo semem e pela saliva.Ewa tem como símbolo um ofa dourado, ou uma lança ou arpão, e as vezes traz uma pequena espingarda eventualmente pode carregar uma serpente, carrega também uma cabaça de cabo alongado enfeitada com palha da costa, além é claro, da espada, insigna das grandes guerreiras. As palmeiras com folhas em leque também simbolizam Ewa exótica, bela, única e múltipla.
Como se pode notar, Ewa é considerada a metade mulher de Oxumare, a faixa branca do arco-iris na verdade ela mantém fundamentos em comum com Oxumare inclusive dançam juntos, mas não se sabe ao certo se seria a porção feminina, , sua esposa , filha ou irmã. Quando cultuada na nação ketoEwa, dança ilú, havamunha e aguerê, na cultura jêje, onde suas danças são impressionantes prefere o bravum e o Sato., e dança acompanhada de Oxumare, Omulu e Nana.Nas festas de Olubaje Ewa não pode ser esquecida deve receber seus sacrifícios e no banquete não pode faltar uma de suas comidas favoritas, banana da terra frita em azeite.Orixa cobra fêmea esposa de oxumare . orixá do ar

Um comentário:

Unknown disse...

Ela é filha de nanã com oxalá. Por isso danca com toda familia da palha e participa do olibajé. É irma gemea de oxumare. Irma tambem de obaluae e ossain.